top of page
  • Foto do escritorLane Lucena

Escrita expressiva: o poder de escrever e reescrever sua própria história

Atualizado: 28 de fev. de 2023



As pesquisas científicas recentes sobre os benefícios da chamada escrita expressiva são surpreendentemente vastas. Estudos demonstraram que escrever sobre si mesmo e experiências pessoais podem melhorar os distúrbios do humor, ajudar a reduzir os sintomas entre os pacientes com câncer, melhorar a saúde de uma pessoa após um ataque cardíaco, reduzir as visitas ao médico e até aumentar a memória. Agora, os pesquisadores estão estudando se o poder de escrever - e depois reescrever - sua história pessoal pode levar a mudanças comportamentais e melhorar a felicidade. 

O conceito baseia-se na ideia de que todos nós temos uma narrativa pessoal que molda nossa visão do mundo e de nós mesmos. Mas, às vezes, a nossa voz interior não está completamente correta. Alguns pesquisadores acreditam que, escrevendo e depois editando nossas próprias histórias, podemos mudar nossa percepção de nós mesmos e identificar obstáculos que impedem a saúde. Pode soar como uma espécie de autoajuda, mas a pesquisa sugere que os efeitos são reais. Em um dos primeiros estudos sobre a edição pessoal de histórias, os pesquisadores reuniram 40 voluntários na Universidade Duke que estavam em fase acadêmica. Não só estavam preocupados com as notas, como questionavam seus níveis intelectuais em relação a outros alunos. 

Os alunos foram divididos em grupos de intervenção e grupos de controle. Os alunos do grupo de intervenção receberam informações que mostravam que é comum que os alunos se dediquem mais no primeiro ano. Eles assistiram a vídeos de estudantes universitários e universitários que falaram sobre como suas próprias notas melhoraram quando se adaptaram à faculdade. O objetivo era levar esses alunos a editar suas próprias narrativas sobre a faculdade. Ao invés de pensar que eles não foram aceitos pela faculdade, eles foram encorajados a pensar que eles só precisavam de mais tempo para ajustar. Os resultados da intervenção, publicados no Journal of Personality and Social Psychology, foram surpreendentes. No curto prazo, os alunos que sofreram a mudança na história receberam melhores notas em um teste de amostra. Mas os resultados a longo prazo foram os mais impressionantes. 

Os alunos que foram solicitados a mudar suas histórias pessoais melhoraram suas médias e foram menos propensos a abandonar no próximo ano do que os alunos que não receberam informações. No grupo de controle, que não recebeu nenhum conselho sobre notas, 20 por cento dos estudantes abandonaram dentro de um ano. Mas no grupo de intervenção, apenas 1 estudante - ou apenas 5% - desistiu. 

Em outro estudo, os pesquisadores de Stanford se concentraram em estudantes afro-americanos que estavam tentando se adaptarem à faculdade. Alguns alunos foram convidados a criar um ensaio ou um vídeo falando sobre a vida universitária para ser visto pelos futuros alunos. O estudo descobriu que os alunos que participaram da escrita ou do vídeo receberam melhores notas nos meses seguintes do que aqueles em um grupo de controle.


Você deseja transformar sua vida de forma integral, desenvolver suas capacidades, melhorar seu desempenho geral, gerir as emoções e promover mudanças significativas na sua rotina e nos seus hábitos? Então, talvez você queira conhecer o método das Cartas Flor&Ser.

Outro estudo de escrita pediu aos casais para escrever sobre um conflito como um observador neutro. Entre 120 casais, aqueles que exploraram seus problemas através da escrita mostraram maior melhora na felicidade conjugal do que aqueles que não escreveram sobre seus problemas. "Essas intervenções de escrita podem realmente fazer com que as pessoas de uma maneira negativa de pensar em um ciclo mais otimista que se reforça", disse Timothy D. Wilson, professor de psicologia da Universidade de Virgínia e principal autor do estudo Duke

O Dr. Wilson, cujo livro "Redirecionar: Mudando as histórias em que vivemos", foi lançado recentemente, acredita que, enquanto escrevemos, não resolveremos todos os problemas, mas, poderemos nos ajudar a lidar melhor com eles. "Escrever nos força a reconstruir e a ressignificar o que quer que esteja nos perturbando", disse ele. 

Grande parte do trabalho sobre a escrita expressiva foi liderada por James Pennebaker, professor de psicologia da Universidade do Texas. Em uma de suas experiências, os estudantes da faculdade foram convidados a escrever 15 minutos por dia sobre uma questão pessoal importante ou tópicos superficiais. Posteriormente, os alunos que escreveram sobre questões pessoais tiveram menos doenças e visitas ao centro de saúde do aluno. "A idéia aqui é fazer as pessoas aceitarem quem elas são e onde elas querem ir", disse o Dr. Pennebaker. "Eu penso na escrita expressiva como uma correção do curso de vida". No Johnson & Johnson Human Performance Institute, os coaches de vida pedem aos seus clientes coachees, que eles identifiquem seus objetivos e depois escrevam sobre por que não alcançaram esses objetivos. Uma vez escritas as histórias, os coachees são convidados a refletirem sobre eles mesmos e a editarem as narrativas para criarem uma avaliação mais honesta. Embora o instituto não tenha dados de longo prazo, a intervenção produziu resultados positivos. 

Chegamos à conclusão de que, quando confrontamos a verdade com o que realmente nos interessa, isso gera oportunidade para a criação do processo de mudança. 

O método das Cartas Flor&Ser apresenta uma ferramenta lúdica, intuitiva e simples que usa a escrita de forma terapêutica para ajudar você a mapear e equilibrar as mais diversas áreas da sua vida na busca por mais leveza e felicidade. Saiba mais...


Vamos escrever?

Vamos nos expressar livremente?

Vamos reescrever a nossa própria história?

(Artigo adaptado do original publicado: https://well.blogs.nytimes.com/2015/01/19/writing-your-way-to-happiness)



Abraços, Lane Lucena


🛋️ Autora


∞ Mãe da Carol, psicanalista, apaixonada pelas palavras. Desenvolvedora da metodologia que floresce pessoas por meio da escrita: Flor&Ser






Projetos 👇

3.611 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page