top of page
  • Foto do escritorLane Lucena

Como lidar com a Ansiedade


Viver ansiosamente passou a ser considerada uma condição do homem moderno ou um destino comum ao qual todos estamos, de alguma maneira, atrelados. Com certeza, até por uma questão biológica, podemos dizer que a ansiedade sempre esteve presente na vida humana, desde o tempo das caverna até a era moderna. A novidade é que só agora estamos dando atenção à quantidade, tipos e efeitos dessa ansiedade sobre o organismo e sobre o psiquismo humano.


Nosso potencial ansioso sempre se manteve fisiologicamente presente e sempre carregando consigo o sentimento do medo; sua sombra intrínseca. É muito difícil dizer se era diferente o estresse (esta revolução orgânica e psíquica) que acometia o homem das cavernas diante de animais ferozes, daquilo que sente hoje um cidadão comum diante dos perigos atuais. Possivelmente não.


Faz parte da natureza humana certos sentimentos determinados pelo perigo, pela ameaça, pelo desconhecido e pela perspectiva de sofrimento. A ansiedade passou a ser objeto de distúrbios quando o ser humano colocou-a não a serviço de sua sobrevivência, como fazia antes, mas a serviço de sua existência, com o variado leque de circunstâncias quantitativas e qualitativas desta existência.


Assim, o estresse passou a ser o representante emocional da ansiedade, a correspondência psíquica de toda movimentação que o estresse causa em nós. O fato de um evento ser percebido como estressante não depende apenas da natureza do mesmo, como acontece no mundo animal, mas do significado atribuído a este evento pela pessoa, de seus recursos, de suas defesas e de seus mecanismos de enfrentamento.


Mas, o que podemos fazer para combater esse mal que acomete a todos no mundo moderno? Segundo a psicanalista clínica Lane Lucena: primeiro, devemos procurar nos autoconhecer: como funcionamos de fato e depois, procurar métodos simples para uma mudança de hábitos saudáveis que aliados à força de vontade e a disposição de cada um, nos leve a ter uma vida com muito mais qualidade. É essencial buscar atendimento com um terapeuta capacitado que lhe conduzirá durante esse processo.




....................................🌷

www.psiqueanalise.com

25 visualizações0 comentário
bottom of page