• Lane Lucena

4 Dicas para ativar a memória por Lane Lucena



Todas as sensações que nos alcançam são informações que, enviadas por nossos sentidos, são processadas pelo cérebro. A cada momento na vida, o nosso cérebro é exposto a uma carga imensa de informações, e necessita processar, selecionar, descartar e reter as que são relevantes, dessa forma garantimos sua sobrevivência.


Redes de células cerebrais organizam tais informações comparando-as a outras lembranças já existentes no cérebro e privilegiando as relevantes para a memória. A maior parte das informações é imediatamente descartada, poucas são retidas e devidamente guardadas para uso posterior. Estas caracterizam a aprendizagem significativa.


Sem memória nada somos, e é na escola que precisamos aprender a maneira inteligente de se utilizar a mesma. Mas como ajudar uma pessoa a possuir memória útil e mais significativa para sua mais consciente aprendizagem de conteúdos conceituais em sua vida de aprendiz?


Aqui estão algumas sugestões e que transformadas em hábitos ajudam qualquer aprendiz a memorizar e aprender:


1. Exercitar sempre a capacidade de prestar atenção, observar os detalhes e pormenores nas informações recebidas, em músicas ouvidas, nas ilustrações apresentadas, nas pessoas com quem convivemos.


2. Organizar, começando por otimizar as agendas, conquistar progressivamente a disciplina do espaço, guardando suas coisas sempre no mesmo lugar, mantendo a ordem dos objetos sobre a mesa, nos espaços em que vive.


3. Estimular os momentos de lazer e a ser um grande observador, relatando depois sobre o que o encanta e surpreende.


4. Ter uma alimentação equilibrada, atividades físicas, mas principalmente o sono são fundamentais para a saúde das memórias. Existe uma relação entre um corpo saudável e memórias eficientes.



............................................................................................🌷

Sobre a autora

Lane Lucena, psicanalista clínica, pós-graduada em comportamento organizacional e gestão de pessoas. Pós-graduada em TEA – Transtorno do Espectro Autista. Especializações em psicopedagogia clínica e psicologia e saúde mental. Idealizadora do Viva Sua Essência e do Psiqueanalise.com. Pesquisadora da Escrita como recurso terapêutico e Facilitadora de Práticas de Atenção Plena. Criadora da Metodologia “Flor&Ser – florescendo a escrita expressiva” – um recurso que utiliza a escrita terapêutica.

©  2020 por Lane Lucena | vivasuaessencia@outlook.com | (88) 98132-0111 Ceará | Brasil

  • White Facebook Icon
  • Instagram - White Circle
  • White Google+ Icon
Siga
Viva Sua Essência