top of page
  • Foto do escritorLane Lucena

Os benefícios do sorriso por Lane Lucena


Uma das melhores maneiras de dissipar o estresse é através do riso. Sorria mais!


Na verdade, as divisões de recursos humanos corporativos estão começando a reconhecer o valor de programas como a risoterapia, sessões de Yoga do Riso e clubes do riso. Como sempre fala, Helena Guitler, líder em Yoga do Riso no Brasil, "Ria por rir, sorria por sorrir", pois é muito importante não condicionarmos mais a nossa risada e o nosso sorriso no dia a dia. Ela realiza palestras e workshops focados também na saúde corporativa, além de outros eventos personalizados. Sorrir é bom para sua saúde e para o humor, ajuda a combater a ansiedade e as relações com os outros. Sorrisos são gratuitos e tentar sorrir não custa nada para se sentir melhor. Quem sorri vive mais tempo e parece mais jovem. O sorriso natural rejuvenesce o rosto, ajuda o corpo a relaxar. O relaxamento permite que o sistema imunológico reaja mais rapidamente e de forma mais eficaz perante ameaças.

Sorrir ajuda a reduzir a pressão arterial e diminuir os batimentos cardíacos. Isto significa que o nosso coração trabalha melhor e sem fadiga também. Pessoas que sorriem, muitas vezes são menos propensas a desenvolverem doenças cardíacas e desfrutam de um melhor estado de saúde. Quem sorri e tem bom humor é geralmente mais produtivo e trabalha melhor. Então, de vez em quando, faça uma pausa divertida para retomar o trabalho feliz. De acordo com as últimas pesquisas, o humor é capaz de aumentar a nossa força para os desafios da vida e a nossa flexibilidade mental. Através do riso genuíno e espontâneo os colaboradores ficam mais criativos, produtivos e com maior disposição na jornada de trabalho. O riso potencializa a motivação, o entusiasmo e a inovação nos projetos, crescendo habilidades de comunicação e de liderança, além de ser uma forma de recompensa social. Faz bem em nós mesmos e àqueles que nos rodeiam. Sorrindo, também se estimula a empatia e se incentiva o otimismo. Rir antes de uma reunião importante ou depois de um dia cansativo de trabalho recuperam a sua capacidade cognitiva e abre novos caminhos neurais para melhor desempenho em seus desafios diários. O sorriso e a risada estão ambos associados a uma redução da dor. Graças ao sorrir e ao rir, endorfinas são liberadas no organismo, o que não só melhorar o humor, mas também nos ajudar a suportar e aliviar a dor. Este é o segredo do sucesso da terapia de palhaços em hospitais. Que tal incorporar o sorriso no seu dia? Basta criar um artifício que faça você lembrar de sorrir. Eu costumo me olhar em objetos que refletem a minha imagem, e você? Acesse o episódio 🎙️Sorria mais do PodCast Florescência.


Lane Lucena

🛋️ Autora

∞ Mãe da Carol, psicanalista, apaixonada pelas palavras. Desenvolvedora da metodologia que floresce pessoas por meio da escrita: Flor&Ser




Projetos 👇

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page