top of page
  • Foto do escritorLane Lucena

Os Benefícios Terapêuticos do Artesanato por Clarissa Mortari


Faz tempo que eu recebi um convite muito especial da Lane Lucena para falar um pouquinho sobre os benefícios terapêuticos do artesanato, e só agora pude parar para escrever sobre o assunto. Você que não me conhece deve estar pensando: mas o que ela sabe sobre isso? Por acaso ela é médica ou psicóloga? Não, não sou nenhuma das opções anteriores, mas aprendi através da minha própria experiência cada uma das coisas que vou falar aqui para você.


Me chamo Clarissa Mortari, sou artesã, e desde muito nova fui envolvida pelo mundo artesanal. Sempre gostei de passar horas fazendo trabalhos manuais, deixava de ver televisão ou até mesmo de sair para ficar às voltas com linhas, agulhas, lãs, miçangas e etc. Nunca havia parado para pensar porquê o artesanato era tão importante na minha vida, na verdade, acho que nunca havia reparado nisso até o dia em que me vi em um processo depressivo. Eu, que sempre tive como companheira a minha criatividade, fui privada de utilizá-la quando comecei a trabalhar em um escritório de advocacia. Trabalhei como advogada por 3 anos, não tinha mais tempo para nada, vivia cansada e infeliz. Foi então que, por orientação médica, voltei a fazer uma atividade que eu gostava, voltei a costurar, e como eu costumo dizer, foi ali que meu mundo voltou a ter cores! Eu saí da crise depressiva com a ajuda do artesanato, e acabei mudando completamente os rumos da minha vida.


Concentração que gera maior clareza mental:

O que aprendi foi que, ao fazer um trabalho artesanal, sua mente fica focada apenas naquela atividade. Você para de pensar em outras coisas como, por exemplo, os problemas que você tem, as suas angústias e tristezas. Isso acontece porque o trabalho artesanal exige um alto nível de concentração. Seja qual for o tipo de atividade você terá que se concentrar para fazê-la, quem trabalha com tricô ou crochê tem que se concentrar para contar os pontos, quem faz Patchwork precisa se concentrar para fazer cortes e costuras precisas, e assim por diante. O mais interessante é que você acaba se concentrando sem perceber. Muitas pessoas costumam dizer que o tempo passa rápido quando elas estão fazem um trabalho artesanal, na verdade elas param de contar o tempo e apenas se concentram na atividade. O grande benefício dessa concentração toda é que, quando você volta a pensar nas coisas que te incomodam ou que precisam de solução, você consegue pensar de forma mais clara, mais distanciado do problema do que estava antes, é como se você tivesse feito uma higiene mental.


Benefícios físicos:

Posso citar outros benefícios, como uma substancial melhora da coordenação motora e maior agilidade mental. Muitas vezes você precisa resolver um problema na confecção ou criação da peça e isso faz seu cérebro trabalhar de forma mais criativa e rápida, sem falar que, se você está aprendendo a fazer um tipo específico de atividade artesanal, seu cérebro começa a fazer novas ligações sinápticas, e você estará prevenindo doenças cerebrais degenerativas.


Você, um grande vencedor:

Mas acredito que um dos maiores benefícios para quem faz uma atividade artesanal é a satisfação indescritível que sentimos ao ver o trabalho pronto. O sentimento de alegria e de orgulho invade todo o nosso ser. É como se você tivesse vencido um grande desafio, você teve que aprender como fazer aquela atividade, depois você teve que executá-la, contornar as dificuldades e perseverar para que no final a peça ficasse pronta. Sem saber você lidou com o medo, com as frustrações, com a angústia e por isso você se orgulha do que fez, e quando nos orgulhamos de algo, nossa autoestima fica lá nas alturas.


Mãos à obra:

Eu poderia passar horas falando sobre os benefícios terapêuticos de fazer uma atividade artesanal, mas só falar não adianta, não vai mudar nada na sua vida. Então eu vou fazer um convite para você: que tal tentar fazer uma atividade artesanal? Escolha algo da sua preferência, algo que te interesse, procure peças fáceis e experimente! Tenho certeza que você vai perceber tudo isso que eu falei e muito mais. Se você não tem a menor ideia de por onde começar, eu disponibilizei no meu site um tutorial para fazer um enfeite de Natal que pode ser transformado em um sachê perfumado! É bem fácil e rápido de fazer e você vai poder ter uma provinha de tudo que eu falei aqui, é só entrar em www.clarissamortari.com.br e acessar o vídeo e a lista de materiais.

Mãos à obra!


Assista aqui o tutorial.


Um grande abraço e um beijo.

Clarissa Mortari.

E-mail: clarissamortari@gmail.com



Lane Lucena

🛋️ Autora

∞ Mãe da Carol, psicanalista, apaixonada pelas palavras. Desenvolvedora da metodologia que floresce pessoas por meio da escrita: Flor&Ser


Projetos 👇

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page