G-D8LLWBXBP3
top of page
  • Foto do escritorLane Lucena

Folheado as memórias por Lane Lucena

Planner

Quando nos dedicamos a recordar os melhores instantes do nosso passado, algo mágico acontece em nosso cérebro. É como se estivéssemos folheando as páginas de um livro antigo, buscando encontrar aquelas passagens que nos enchem de alegria, gratidão e nostalgia.


O processo de recordar é uma dança intricada entre diferentes regiões do cérebro, cada uma desempenhando um papel único. Quando nos esforçamos para trazer à tona memórias felizes, uma área chamada de hipocampo, localizada no lóbulo temporal, entra em ação. Este pequeno, mas poderoso, centro de processamento é responsável por consolidar e recuperar memórias episódicas - aquelas que estão ligadas a eventos específicos e contextos temporais.


À medida que nos concentramos mais intensamente em relembrar esses momentos especiais, o hipocampo age como um diretor, reunindo informações de outras partes do cérebro. Ele convoca a amígdala, que está envolvida na resposta emocional, intensificando a sensação de alegria e contentamento associada a essas lembranças. Ao mesmo tempo, o córtex pré-frontal, a sede do pensamento consciente, começa a conectar os pontos, ajudando-nos a reconstruir a narrativa completa desses momentos preciosos.


Planner

Mas a magia não para por aí. Quando nos permitimos mergulhar profundamente nessas lembranças positivas, estamos, na verdade, fortalecendo as conexões neurais associadas a elas. Cada vez que revivemos uma memória, essas conexões se tornam mais robustas, facilitando seu acesso futuro. É como se estivéssemos pavimentando estradas em nossa mente, tornando mais fácil viajar de volta a esses momentos sempre que desejarmos.


Portanto, ao escrever sobre esses instantes no planner, estamos dando um passo importante para fortalecer essas conexões. Estamos transformando memórias fugazes em tesouros duradouros, preservando não apenas os eventos em si, mas também as emoções e sensações que os acompanham.


Abra as portas da memória, comece a reviver aqueles momentos dourados que aqueceram o coração. Permita-se sentir a alegria, a gratidão e o amor que transbordam dessas lembranças. E ao escrevê-las no planner, esteja ciente do poder que está investindo nelas, transformando lembranças em histórias vivas, e enriquecendo não apenas sua vida, mas também a vida daqueles que compartilham dessas memórias.

Sou a Lane, uma apaixonada pela escrita expressiva, mãe e psicanalista. Vivo o meu propósito a cada dia. Acredito que estamos juntos, numa constante troca de saberes. Referências bibliográficas

Kandel, E. R., Schwartz, J. H., & Jessell, T. M. (Eds.). (2013). Princípios de Neurociência (5ª ed.). Artmed Editora.

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page