Um caderno de memórias é um jeito de acessar muitas das suas emoções de forma a guardá-las e compartilhá-las no futuro.
Se não escrevemos àquilo que queremos lembrar, essas memórias podem ser esquecidas. O caderno eterniza sua experiência e dá significado à sua vida; além do mais, suas memórias podem ser uma inspiração especial para quem quer despertar a criatividade e se divertir.
O caderno pode ser um presente para seus filhos, seus pais, seus amigos, seu país e até mesmo para o mundo. Somente você pode contar a história que lhe foi experimentada, e outras pessoas serão presenteadas por ela.
Comece a criá-lo Um bom caderno de memórias não é uma biografia; ele é uma lembrança viva em um tempo em que você teve um sentimento verdadeiro, uma experiência única. A maioria dos cadernos de memórias inesquecíveis teve um foco em aspectos íntimos ou período temporal da vida de quem escreveu.
A história é contada por meio de um olhar singular e, como resultado, revela uma poderosa verdade sobre algo muito maior que a história individual do escritor – fazendo-a ser algo especial e único.
O que escrever no seu Caderno de Memórias?
Existem muitas possibilidades sobre o que se deve escrever num caderno de memórias. Ele pode ser criado para fazer um resgate de um tempo que gostaria de ser lembrado ou para o momento em que se vive agora.
O que é algo especial e significativo?
O que ou quem você deixou para trás?
Há algo que você fez que hoje pareça loucura?
Você se arrepende de não ter feito algo?
Quais momentos lhe renderam orgulho e podem ser escritos?
Qual foi a vez em que você sentiu uma paixão inesperada por algo ou por alguém?
Alguma viagem que gostaria de registrar?
Um acontecimento que representou muito em sua vida?
Reúna momentos marcantes
Procure fotos antigas, escritos e objetos nostálgicos. Eles lhe trarão à mente lembranças que poderiam ser expressadas. Se necessário, procure reviver esses momentos mentalmente.
Não é por lhe faltar a memória que você deve deixar de escrever sobre os mesmos.
Cadernos de memórias são sobre coisas únicas, e você não é apenas sua própria pessoa. Você é os lugares que visitou, os sabores e cheiros que sentiu, as obras de artes que apreciou, as pessoas que ama e se assemelha e as coisas que possui e pensa.
Permita que seus sentimentos fluam livremente de sua mente e de seu coração.
Muitas vezes, eles podem ser desagradáveis, temerosos, ou incompreensíveis – no entanto, para criar um bom caderno de memórias, é imprescindível trazer as recordações adormecidas de volta à tona e escrever amorosamente.
Se o pensamento fluir, permita que ele ganhe as linhas do seu caderno. Leve sua mente para um lugar onde ela sinta prazer e alegria ou até mesmo para um lugar que você evite lembrar. Muitas vezes, esses pensamentos, só precisam ganhar vida e serem ressignificados.
Ferramentas que podem te ajudar a reviver momentos
Escute músicas que lhe permitam fazer uma viagem no tempo. Qualquer coisa que acesse suas emoções e faça com que sua mente seja transportada de volta para aquele momento, assim, iluminando o passado. Às vezes, um único cheiro ou sabor, pode te levar a décadas atrás.
Seja gentil consigo
Escrever um caderno de memórias é um caminho muito pessoal e íntimo. Um bom caderno de memórias é vivo e repleto de cores – metáforas, histórias, referências, frases, poemas, canções e sentimentos, coisas que ficarão eternizadas no tempo.
Um caderno de memórias é diferente de uma simples "time line" por “ver” certos acontecimentos da vida da pessoa. Um caderno de memórias se parece mais com deixar um pouco de nós e do nosso legado.
É essencial, que seja escrito cheio de cores e represente toda a sua essência. Deve ter início, meio e fim ou até mesmo, possuir vários volumes que representem etapas marcantes da vida.
(Arte e produção do Caderno de Memórias EscrevArte feita por Ateliê Dona Cika )
Lane Lucena
🛋️ Autora
∞ Mãe da Carol, psicanalista, apaixonada pelas palavras. Desenvolvedora da metodologia que floresce pessoas por meio da escrita: Flor&Ser
Projetos 👇
Kommentarer