• Lane Lucena | Psicanalista Clínica

Benefícios da escrita expressiva, intuitiva e livre



Nas últimas décadas, os conceitos de bem-estar têm sido motivo de diversos estudos, devido à importância de identificar os fatores que promovem o bem-estar. Existem também várias investigações quanto a prática da escrita a qual tem mostrado que escrever sobre um acontecimento emocionalmente significativo traz muitos benefícios para a saúde mental, saúde física e bem-estar. A maioria dos estudos sobre a escrita expressiva tem sido recomendada principalmente na escrita sobre acontecimentos negativos.


Na sociedade atual, “Ser Feliz” é um dos principais objetivos de vida do ser humano e muitas das investigações feitas nesta área tem procurado identificar as causas e as condições inerentes à Felicidade, numa tentativa de notar o que faz as pessoas felizes. O bem-estar constitui um dos objetivos mais importantes a ser alcançado pelos profissionais de saúde, independentemente do caminho adotado, seja no sentido promocional, preventivo ou terapêutico.


Segundo James Pennebaker, psicólogo, a linguagem é uma capacidade exclusivamente humana. Desde cedo que o ser humano tem usado a linguagem para se expressar. Mas as palavras podem revelar muita informação sobre os indivíduos, pois acarretam um complexo mundo de significados e podem ser o reflexo dos nossos processos psicológicos, associados aos sentimentos e pensamentos mais profundos.



A Escrita Expressiva


Na década de 80 Pennebaker realizou um estudo com alguns indivíduos. Nos estudos iniciais era pedido aos participantes que escrevessem sobre os seus sentimentos e pensamentos relativamente a uma experiência traumática, durante um período de tempo entre os 15 a 30 minutos e numa extensão que poderia variar entre um a cinco dias consecutivos. As sessões eram realizadas em contexto laboratorial e os registos escritos completamente anônimos, em que não era dado qualquer feedback posterior.


Eram aplicadas as seguintes instruções:

“Durante os próximos 3 dias, gostaria que escrevesse sobre os seus pensamentos e sentimentos mais íntimos, relativamente a um assunto emocional extremamente importante que o tem afetado a si e à sua vida. Enquanto escreve, gostaria que se deixasse ir e explorasse os seus pensamentos e emoções mais profundos. Pode associar o seu tópico de escrita às suas relações com os outros, incluindo pais, parceiros amorosos, amigos ou familiares; pode escrever sobre o seu passado, presente ou futuro; ou sobre quem tem sido, quem gostaria de ser, ou quem é atualmente. Pode escrever sobre os mesmos assuntos ou experiências gerais todos os dias de escrita, ou sobre tópicos diferentes a cada dia. Tudo o que escrever será totalmente confidencial. Não se preocupe em escrever corretamente, com a estrutura das frases, ou com a gramática. A única regra consiste em a partir do momento que comece a escrever, continue a fazê-lo até que o tempo termine.”


Ao final do estudo, ele percebeu que o papel em branco convida ao processamento analítico dos sentimentos e pensamentos envolvidos nas experiências o que permite ao individuo atribuir um significado, ir além dos seus problemas e aceitar essas vivências. Escrever tem um impacto positivo em várias dimensões da sua vida, além de que o ato de escrever sobre experiências estressantes ou traumáticas tem revelado resultados surpreendentes. O exercício de escrita sobre pensamentos e sentimentos tem sido associado a benefícios positivos em várias áreas como: bem-estar, saúde física, saúde mental, melhoria nas notas escolares, mudanças positivas de vida e crescimento pessoal.

A escrita expressiva tem demonstrado possuir um efeito poderoso em vários tipos de populações, assim como em muitas dimensões da vida dos indivíduos, assim como: as separações amorosas, situações de abuso físico e sexual, morte de pessoas próximas e fracassos pessoais estão entre os temas mais comuns abordados pelos participantes.



Benefícios da escrita expressiva e intuitiva


Permite o enfrentamento de emoções inibidas

De acordo com esta perspectiva, a escrita expressiva é vista como um meio que permite aos indivíduos enfrentar as suas emoções inibidas anteriormente, pois quando é dada a oportunidade para escrever acerca de momentos significativos, ocorrem mudanças emocionais como a redução da tensão muscular, da condutância da pele e da pressão sanguínea (Pennebaker, 2004).


Benefícios físicos e psicológicos

A escrita expressiva funciona de forma semelhante ao processo psicanalítico de catarse de Freud através do qual as emoções inibidas previamente são libertadas, o que leva uma redução de pensamentos e sentimentos relacionados com o evento estressante e consequentemente a vários benefícios físicos e psicológicos (Pennebaker, 2004).


Permite a autorevelação

Propõe-se que o trauma rompe os processos normais de autoregulação e através da revelação emocional, as pessoas podem dar sentido a eventos estressantes ou traumáticos, reduzir pensamentos intrusivos, explorar fontes de emoção, e recuperar os níveis de base de auto-regulação (King, 2001).


Fortalecimento das relações sociais

Relativamente à teoria da integração social, autores sugerem que, assim como indivíduos escrevem sobre suas experiências traumáticas, também podem desejar falar com outras pessoas sobre estas experiências. Quando isto acontece, os outros são alertados para o seu estado psicológico que, consequentemente permite ao individuo obter um maior apoio social. Portanto, em vez de se isolar devido a vergonha ou medo, como por vezes acontece com os indivíduos que experimentam eventos traumáticos, a escrita expressiva pode servir como um mecanismo para incentivar as pessoas a desenvolver e fortalecer as relações sociais. (Pennebaker, 2002).



Utilizar a expressão escrita como uma ferramenta terapêutica pode ter grande potencial de entendimento do próprio ser. É uma ferramenta extremamente simples e gratuita e pode ser uma forma de auto-ajuda, quando usada só ou em conjunto com outras técnicas terapêuticas. No entanto, é importante saber que esta técnica deve ser aplicada com flexibilidade, e que os indivíduos podem deixar de a utilizar sempre que assim o entenderem.


Independentemente dos seus benefícios, a escrita terapêutica não substitui a ajuda especializada de um profissional de saúde, ou o tratamento necessário em diferentes contextos clínicos. Portanto, pode ser utilizada como uma ferramenta adicional, observando sempre os resultados produzidos pela prática do hábito de escrever.




Lane :)

#cadernoterapêutico #escritaterapêutica #escrita

0 visualização

©  2020 por Lane Lucena | vivasuaessencia@outlook.com | (88) 98132-0111 Ceará | Brasil

  • White Facebook Icon
  • Instagram - White Circle
  • White Google+ Icon
Siga
Viva Sua Essência