G-D8LLWBXBP3
top of page
  • Foto do escritorLane Lucena

Não começou com você: as raízes do trauma por Lane Lucena

Atualizado: 18 de nov. de 2023



O livro "Não Começou Com Você" ("It Didn't Start with You", em inglês) é escrito por Mark Wolynn, um terapeuta especializado em terapia familiar e ancestral. Apresenta histórias reais de pessoas que enfrentaram desafios pessoais e descobriram que suas dificuldades eram influenciadas por eventos traumáticos vividos por seus pais, avós ou bisavós.


O livro aborda o tema das heranças familiares e como eventos traumáticos e não resolvidos podem afetar a vida e os relacionamentos das gerações futuras. O autor, explora a ideia de que muitos dos problemas que enfrentamos hoje, como ansiedade, depressão, vícios e dificuldades nos relacionamentos, podem ter suas raízes em experiências vividas por nossos antepassados. Explora ainda, como esses eventos podem deixar uma marca no nosso sistema nervoso e no nosso DNA, afetando nossa saúde física e emocional.


O livro também discute as dinâmicas familiares, as lealdades invisíveis que podem surgir em torno de traumas não resolvidos e como esses padrões podem se repetir nas gerações seguintes.



Aprendizados com a leitura


A leitura me fez reforçar a ideia de que o trauma familiar herdado pode ter um impacto significativo nas nossas vidas a ponto de moldar a forma como nos definimos. O trauma familiar refere-se a experiências dolorosas ou eventos traumáticos que ocorreram em gerações anteriores da nossa família e que podem afetar a dinâmica familiar, as relações interpessoais e até mesmo a nossa saúde mental e emocional.



Uma jornada de 12 semanas


Durante as doze semanas podemos experimentar técnicas e exercícios para ajudar os leitores a identificar e curar essas feridas familiares, romper com esses padrões negativos e encontrar uma maior compreensão e cura.



Aqui estão algumas maneiras pelas quais o livro pode ajudar na compreensão do trauma:


  • Consciência do trauma transgeracional: O livro ajuda a desenvolver uma compreensão mais profunda de como o trauma pode ser transmitido de uma geração para outra. Ele explora como eventos traumáticos, como perdas, abusos, guerras, entre outros, podem deixar uma marca na família e afetar as experiências das gerações subsequentes.


  • Identificação de padrões familiares: O autor apresenta estudos de casos e exemplos concretos que ilustram como os padrões repetitivos podem se manifestar nas famílias afetadas pelo trauma. Ele ajuda os leitores a reconhecerem esses padrões em suas próprias vidas e relacionamentos, permitindo uma maior compreensão das dinâmicas familiares.


  • Exploração das raízes do trauma: O livro investiga as possíveis origens do trauma familiar, incluindo eventos traumáticos não resolvidos de gerações anteriores. Ele destaca a importância de olhar para o passado da família para compreender a influência do trauma no presente.


  • Estratégias de cura: Uma das principais contribuições do livro é fornecer estratégias e exercícios práticos para ajudar na cura do trauma familiar. O autor compartilha técnicas de terapia e abordagens que podem ser utilizadas para trabalhar com o trauma transgeracional, incluindo a identificação de lealdades invisíveis, a reconciliação com os antepassados e a integração de histórias familiares.



A cada semana um capítulo com exercícios será proposto. Os exercícios são elaborados a partir das três partes do livro. São elas:



Parte I A Rede do Trauma Familiar

Os capítulos da primeira parte abordam desde: os traumas, o corpo familiar, a mente familiar, a abordagem da linguagem central até os quatro temas inconscientes.

Parte II O Mapa da Linguagem Central

Os capítulos da segunda parte abordam desde: a reclamação central, os descritores centrais, a sentença central até o trauma central.

Parte III Caminhos para a Reconexão

Os capítulos da terceira parte abordam desde: do insight à integração, a linguagem central da separação, dos relacionamentos, do sucesso e da cura.




Em resumo, "Não Começou Com Você" explora a conexão entre eventos traumáticos passados e as experiências e dificuldades que enfrentamos em nossas próprias vidas, e oferece perspectivas e ferramentas para ajudar na cura e transformação pessoal. Apresenta uma abordagem acessível e perspicaz para entender e lidar com o trauma familiar herdado. Aponta um caminho para a cura, ajudando os leitores a compreenderem como o passado de suas famílias pode influenciar suas vidas e relacionamentos no presente, e oferece orientações sobre como superar esses padrões e buscar uma vida mais saudável e plena. É importante ressaltar que a leitura do livro pode ser complementada por um acompanhamento terapêutico profissional, se necessário.


Obtenha o livro Não começou com você como o trauma familiar herdado nos define e como dar um fim a esse ciclo.



Leitura compartilhada em grupo


Após a nossa primeira aventura com o livro A arte da escuta e Nunca é tarde demais da Júlia Cameron, vamos partir agora para mais uma jornada de leitura e desenvolvimento pessoal. Estou convidando pessoas interessadas no tema para mergulharem comigo. Para complementar, tenho uma sala no Zoom para encontros semanais, onde compartilharemos as experiências da semana e discutiremos o exercício proposto em cada capítulo.


Os encontros acontecerão sempre às sextas-feiras, às 20h (horário Brasília).


Para participar, basta se inscrever no link e acessar a área de membros do Portal Fluir+



O primeiro encontro será para dar as boas-vindas (dia 21/07/2023, às 20h), fazer as apresentações, dar uma pincelada sobre o que iremos experimentar.


Obtenha aqui o primeiro livro lido por nós no Leitura Compartilhada: A arte da escuta e o segundo livro Nunca é tarde demais a vida criativa e cheia de propósito depois dos 50.

Como acontecerá o Leitura Compartilhada:


  • serão 12 encontros (a cada semana) ao vivo (via Zoom) para apontamentos e trocas referente a cada capítulo previamente lido pelo participante;

  • exercícios propostos com base na leitura;

  • grupo de interação via whatsapp;

  • acesso ao Portal Fluir+ (onde ficarão as aulas gravadas para replay) + edições passadas do Leitura Compartilhada + conteúdo adicional do portal, incluindo o curso de 21 semanas de escrita: EscrevArte.


Quer conhecer sobre o Leitura Compartilhada? Escute o podcast que gravamos do nosso primeiro encontro de boas-vindas do livro Nunca é tarde demais e do A arte da escuta e baixe agora mesmo o Caderno de Exercícios.








Lane Lucena

🛋️ Autora

∞ Mãe da Carol, psicanalista, apaixonada pelas palavras. Desenvolvedora da metodologia que floresce pessoas por meio da escrita: Flor&Ser






Projetos 👇

1.734 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Lane Lucena
Lane Lucena
Jun 21, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

😉

Like
bottom of page