top of page
  • Foto do escritorLane Lucena

Tomar a Vida nas Próprias Mãos", da autora Gudrun Burkhard por Lane Lucena

Atualizado: 23 de mar.

Leitura CompCompartilhada

Estou muito empolgada para compartilhar com vocês sobre o livro "Tomar a Vida nas Próprias Mãos", da autora Gudrun Burkhard. Este livro é uma verdadeira jornada de autoconhecimento e empoderamento, onde Burkhard nos convida a refletir sobre o conceito de destino e a possibilidade de moldarmos ativamente nossas vidas.


Ao longo dos capítulos, a autora nos guia através de exercícios práticos e reflexões profundas, nos encorajando a explorar nossa própria biografia e a entender as razões por trás dos eventos que moldaram nossas vidas até o momento presente. Ela nos desafia a questionar se estamos realmente satisfeitos(as) com a direção em que estamos indo e nos mostra que temos o poder de mudar nossa história.



Aprendizados com a leitura


Em sua obra, Burkhard ressalta a importância da escrita expressiva e autobiográfica como uma ferramenta poderosa para o autoconhecimento e a cura emocional. Ao colocarmos nossos pensamentos e sentimentos no papel, somos capazes de ganhar clareza sobre nossas experiências e encontrar novas maneiras de lidar com desafios.


Após ter feito a leitura prévia do livro, aprendi uma série de reflexões profundas sobre a importância de conhecer nossa própria biografia para encontrar soluções para nossos problemas e moldar nosso destino. Burkhard destaca como, ao longo da história, houve um aumento do interesse por biografias, sugerindo que isso pode ser motivado pela busca por identificação e aprendizado com as experiências de outras pessoas.


O livro, aborda o conceito dos setênios, ciclos de sete anos que marcam passagens importantes na vida de uma pessoa, conforme descrito por Sólon e retomado por Rudolf Steiner. Esses ciclos mostram como a vida se transforma ao longo dos anos, e como é importante compreender e integrar cada fase para um desenvolvimento harmonioso.


Outro ponto relevante é a perda das relações humanas genuínas, tanto com a família quanto com a natureza e o mundo espiritual, na sociedade moderna. A autora ressalta a necessidade de despertar um interesse verdadeiro pelos outros como forma de superar as forças antissociais da atualidade.


Burkhard destaca a importância do trabalho biográfico como uma ferramenta para compreender, integrar e aceitar nosso passado, permitindo-nos viver o presente de forma mais livre e consciente. Ao elaborar nossa própria história, somos capazes de encontrar luz mesmo nas sombras do passado e compor uma sinfonia multicolorida que é a nossa vida.


Portanto, ao ler o livro, percebi a importância de mergulhar profundamente em minha própria biografia, compreender os ciclos da vida e cultivar relações autênticas como parte do processo de tomar minha vida nas próprias mãos.





Uma jornada de 12 semanas


Convido você para participar da 5ª edição do Leitura Compartilhada em grupo. Será uma oportunidade única para explorarmos juntos(as) os ensinamentos de Gudrun Burkhard, trocarmos experiências e nos apoiarmos mutuamente em nossa jornada de autodescoberta. Durante as doze semanas podemos experimentar várias lições práticas e valiosas que podem ser aplicadas no dia a dia para melhorar a autoconfiança, a autenticidade e a presença em diversas situações.



Cinco lições práticas que você pode aprender com o livro:


  • Conhecimento da própria biografia: O livro ensina a importância de conhecer profundamente sua própria história, desde o nascimento até o momento presente. Ao entender os eventos que moldaram sua vida, você ganha clareza sobre sua identidade e motivações.

  • Identificação de padrões de comportamento: Burkhard ajuda os leitores a identificar padrões recorrentes em suas vidas, seja em relacionamentos, carreira ou saúde. Ao reconhecer esses padrões, você pode tomar medidas para quebrar ciclos negativos e promover mudanças positivas.

  • Aceitação e integração do passado: Uma das lições-chave do livro é aprender a aceitar e integrar experiências passadas, mesmo aquelas dolorosas ou difíceis. Ao fazer isso, você pode liberar ressentimentos e traumas, permitindo que siga em frente com mais leveza e clareza.

  • Desenvolvimento da autenticidade: Burkhard incentiva os leitores a se tornarem mais autênticos consigo mesmos e com os outros. Isso envolve honrar seus verdadeiros desejos, valores e necessidades, em vez de viver de acordo com expectativas externas.

  • Empoderamento para moldar o futuro: Ao tomar consciência de sua própria história e padrões comportamentais, você se torna mais capacitado para tomar decisões que levem a um futuro mais alinhado com seus objetivos e aspirações. O livro fornece ferramentas e insights para ajudá-lo a assumir o controle de sua vida e criar o futuro que deseja.


Essas são apenas algumas das lições práticas que você pode aprender com "Tomar a Vida nas Próprias Mãos". O livro oferece um guia abrangente para o autoconhecimento e o empoderamento pessoal, que pode ser aplicado em diversas áreas da vida.



A cada semana um capítulo com exercícios será proposto. Os exercícios são elaborados a partir da leitura sistemática do livro.




Então, se você está pronto(a) para tomar as rédeas da sua vida, se conhecer melhor e se conectar com outras pessoas que estão buscando o mesmo, junte-se a nós nesta emocionante jornada de crescimento pessoal. Espero vê-lo(a) lá! Comece já adquirindo o seu exemplar no link abaixo.




Leitura compartilhada em grupo


Conheça as edições passadas do Leitura Compartilhada:


  • 1ª e 2ª edição: A arte da escuta e Nunca é tarde demais de Júlia Cameron;

  • Não começou com você de Mark Wolynn; e o

  • O Poder da Presença de Amy Cuddy.



Vamos partir agora para mais uma jornada de leitura e desenvolvimento pessoal. Estou convidando pessoas interessadas no tema para mergulharem comigo. Para complementar, tenho uma sala no Zoom para encontros semanais, onde compartilharemos as experiências da semana e discutiremos o exercício proposto em cada capítulo.


Os encontros acontecerão sempre às sextas-feiras, às 20h (horário Brasília). Para participar, basta se inscrever no link e acessar a área de membros do Portal Fluir+



O primeiro encontro será para dar as boas-vindas (em 22/03/2024, às 20h - via Zoom), fazer as apresentações, dar uma pincelada sobre o que iremos experimentar.



Como acontecerá o Leitura Compartilhada:


  • serão 12 encontros (1 encontro a cada semana) ao vivo (via Zoom) para apontamentos e trocas referente a cada capítulo previamente lido pelo participante;

  • exercícios propostos com base na leitura;

  • grupo de interação via WhatsApp;

  • acesso ao Portal Fluir+ (onde ficarão as aulas gravadas para replay) + edições passadas do Leitura Compartilhada + conteúdo adicional do portal, incluindo o curso de 21 semanas de escrita: EscrevArte.


Quer conhecer sobre o Leitura Compartilhada? Escute o podcast que gravamos dos nossos primeiros encontros de boas-vindas dos livros: O poder da Presença, Não começou com você, Nunca é tarde demais e do A arte da escuta.



Baixe agora mesmo o Caderno de Exercícios


Adquira o livro: O Poder da Presença


Adquira o terceiro livro: Não começou com você


Adquira o segundo livro: Nunca é tarde demais


Obtenha aqui o livro A arte da escuta



Lane Lucena

🛋️ Autora

∞ Mãe da Carol, psicanalista, apaixonada pelas palavras. Desenvolvedora da metodologia que floresce pessoas por meio da escrita: Flor&Ser






Projetos 👇

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page