G-D8LLWBXBP3
top of page
  • Foto do escritorLane Lucena

Escr-evoluir sua história - O poder da escrita autobiográfica por Lane Lucena

Atualizado: 21 de out. de 2023


Eu amo escrever e não é difícil lembrar as muitas histórias criadas por mim na infância; um meio simples e rico com ilustrações as quais me permitiam viajar mundo a fora. E assim, hoje, eu compreendo a importância de aliar a escrita no meu dia a dia.


Muitos são os estudos na área da psicoterapia que reforçam a relação do autoconhecimento, por meio da escrita, de forma positiva. A escrita é capaz de provocar a percepção de si, pois quando escrevemos frequentemente sobre as nossas emoções e a nossa trajetória de vida, naturalmente, vem à tona um evento que nos desajusta. Sendo assim, escrever ajuda a reorganizar e a ultrapassar muitas vivências desagradáveis; desenvolvemos melhor as nossas habilidades sociais e criamos mais facilmente expressões de afetivamente.


Às vezes, eu penso, por que teria o ser humano evoluído a ponto da escrita expressiva ser emocionalmente benéfica?


Essa resposta poderá ser encontrada na natureza da linguagem e das relações humanas. Desde o início da linguagem falada, as pessoas usavam palavras para descreverem acontecimentos para os outros. Qualquer descrição de um acontecimento é construída em torno de uma história ou narrativa. Histórias, são partes essenciais do que somos. Elas fornecem uma maneira estruturada e organizada de expressão para que possamos entender experiências simples e extremamente complexas.


Assim como precisamos de histórias para transmitir ideias, precisamos também de histórias para entender aquilo que nos ocorrem.

Há algumas evidências que explicam a capacidade de alguns autores em construírem uma história coerente em torno da experiência vivida ou muitas vezes, traumática; que utilizam alguns preditores da melhoria da saúde por meio de palavras que podem servir como marcadores de histórias, como por exemplo as palavras: causa, efeito, porque, razão e a lógica. Tais palavras sugerem que o escritor transmita o que pode ter causado determinado evento. Por exemplo: o raciocínio causal é uma forma de compreender o evento - se eu sei o que causou alguma coisa, melhor irei lidar com ela, se voltar a acontecer no futuro.



A escrita expressiva que pode se tornar terapêutica, parece ser mais benéfica quando você está tentando dar sentido a um acontecimento que você ainda não compreende. Assim como numa terapia ou nas relações humanas a escrita expressiva, apresenta mudanças ao longo do tempo, dessa forma podemos conhecer seus benefícios.


Na minha prática, percebo que quando utilizamos o recurso da escrita, é como se a nossa mente pensasse de forma mais complexa e articulada. Fazemos de fato uma espécie de exercício mental que auxilia nas relações com os outros e com o próprio eu interior. O ato de escrever possibilita que as pessoas se tornem mais engajadas nas relações com os outros.


Apenas escrever uma história para relatar um evento passado não produz qualquer melhoria na saúde. A sugestão é construir uma história ao longo da escrita. Conforme vamos tendo a nossa própria perspectiva em relação a um evento ou desconforto emocional, também começamos a apreciar a opinião dos outros em relação a nós mesmos. Pesquisas recentes mostram que a capacidade de ver um desconforto emocional de diferentes perspectivas, pode ser particularmente benéfico.


Bom, até aqui tivemos uma noção do poder que há no ato de escrever. Agora, vou te contar um pouco mais sobre a escrita autobiográfica.


Ao escrever sua autobiografia, você é levado a refletir sobre sua vida, suas experiências, escolhas e desafios. Esse processo de introspecção pode levar a um maior autoconhecimento, permitindo que você compreenda melhor a si mesmo, suas motivações e valores. É por essa razão que eu e a Mariana Cecchetti criamos juntas um percurso leve que irá te conduzir pela escrita autobiográfica. Estou falando do Escr-evoluir a sua história.


Ele foi criado porque acreditamos que escrever uma autobiografia é uma forma de preservar as memórias e a nossa história pessoal. Ao colocar as experiências no papel, criamos um registro tangível apenas para nós mesmos ou que pode ser compartilhado com as gerações futuras. Isso permite que nossa história seja lembrada e valorizada ao longo do tempo.


Sua autobiografia pode ter um impacto significativo em outras pessoas. Ao compartilhar suas experiências de vida, você pode inspirar e motivar os outros. Suas lutas, conquistas e aprendizados podem ser fontes de inspiração para aqueles que estão passando por situações semelhantes ou que buscam orientação em suas próprias vidas.


Além de preservar sua própria história, uma autobiografia pode ter valor histórico e cultural mais amplo. Dependendo das experiências e eventos que você viveu, sua autobiografia pode fornecer insights sobre um determinado período de tempo, comunidade ou contexto social. Isso pode contribuir para uma compreensão mais abrangente da história e cultura em geral.


Além do mais, escrever sobre experiências passadas pode ser um processo terapêutico e de cura emocional. Ao colocar seus pensamentos e emoções no papel, você pode processar eventos traumáticos, encontrar significado nas experiências difíceis e liberar emoções reprimidas. A escrita pode fornecer um espaço seguro para expressar suas emoções e promover um senso de cura pessoal.

A escrita da autobiografia é uma jornada pessoal e única. Ela oferece a oportunidade de se reconectar com sua própria história, compartilhar sua sabedoria e deixar um legado duradouro. Independentemente de como você escolha abordar a escrita de sua autobiografia, pode trazer benefícios tanto para você quanto para aqueles que têm a chance de ler suas palavras.



O que é o Escr-evoluir a sua história?


Um percurso de 12 semanas pela escrita autobiográfica

Em sua terceira edição, apresentamos para você uma trilha pela escrita autobiográfica e expressiva. Vamos dar um mergulho profundo para dentro de nós por meio das memórias postas no papel. Escreveremos pequenos relatos da nossa história, guiados por exercícios práticos que envolvem as fases da vida, como um processo de EVOLUÇÃO ou ampliação da consciência. Então, neste caminhar iremos escrever, escrever e escrever.



Acesse ao nosso Encontro de Abertura da 3ª edição do Escr-evoluir sua história. Além das boas-vindas e apresentações, eu e Mariana falamos sobre os desafios da escrita, dicas para você criar o seu próprio ritual.



Será possível observar os ritmos da natureza, da qual fazemos parte através da "Teoria dos Setênios". Serão doze semanas de práticas conduzidas por nós duas para que ao longo do tempo, você possa desvendar cada fase vivida. Afinal, a cada fase, entramos em contato com novas experiências, aprendemos a compreendê-las e a lidar com elas, para que, no ciclo seguinte, seja possível aplicar a Sabedoria que incorporamos, identificando nesta nova etapa outros desafios e perspectivas. Não paramos de aprender nunca! Ainda assim, este exercício revela a complexidade do então, desenvolvimento humano e como o corpo, as experiências e a percepção, influenciam as emoções, atitudes e crenças.



Inscreva-se para mergulhar nesta jornada junto conosco agora clicando aqui!


Vamos deixar aqui uma degustação para você experimentar livremente! Confira os primeiros episódios nessa Playlist que salvamos no Spotify.




A segunda edição foi uma experiência incrível que tivemos. Muitas coisas ainda estão reverberando por aqui, dentro de nós!



Vamos juntas?

Lane 🌱 Mariana



Lane Lucena

∞ Mãe da Carol, psicanalista, apaixonada pelas palavras. Desenvolvedora da metodologia que floresce pessoas por meio da escrita: Flor&Ser


Mariana Cecchetti

Formada em Arquitetura, Massoterapia e Terapias Holísticas. Seu maior interesse está na compreensão e na organização da Bioenergia que cada ser vivo traz em si.






Posts recentes

Ver tudo

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Lane Lucena
Lane Lucena
Sep 22, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

☺️

Like

Lane Lucena
Lane Lucena
Sep 21, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

😉

Like
bottom of page